terça-feira, 7 de março de 2017

Feliz? Dia internacional da mulher: Para pensar.




Que neste dia internacional das mulheres a gente pratique mais sororidade, que a gente compreenda melhor o feminismo em si e não o que dizem que ele é, que a gente entenda que somos amigas e não rivais e que a luta pela igualdade não é nem de longe ser melhor que os homens e sim para que sejamos respeitadas e para que tenhamos as mesmas oportunidades.
Mas já não temos? Não, não temos e de acordo com a bbc só atingiremos a igualdade de gênero  em 2.133 no mundo e o Brasil está em 85º no ranking de 145 países nesse quesito.
Enquanto isso, 1 a cada 5 mulheres é estuprada no Brasil e a culpa é dela afinal “olha a roupa que ela estava andando”. Enquanto isso, a cada hora e meia 1 mulher é vítima de feminicídio , mas de acordo com alguns pensamentos “ela deve ter feito algo para merecer né?”. Ainda, enquanto aguardamos a igualdade de gênero, ou escrevo este texto, pelo menos uma mulher ligou para denunciar uma violência doméstica a cada sete minutos, “mas assim, se o marido/ namorado bateu nela, de fato ela deve ter feito algo, afinal, nem te conto, tem cada mulher que eu conheço que merece mesmo levar uns tapas de vez em quando”.
Essas são algumas estatísticas que apresento, mas aí com certeza eu terei um amigo para falar: “Ah, mas eu nunca bati em nenhuma namorada minha”, pode ser e acredito mesmo que a maioria dos meus amigos nunca tenha encostado o dedo nelas, afinal tento evitar esse tipo de amizade. Mas será que você nunca olhou para a sua namorada/ amiga / irmã e: “Você não vai sair comigo usando essa roupa”, ou então “Tira esse batom vermelho, parece uma puta”.
São essas pequenas coisinhas que para você pode ser tão comum, mas que para nós é tão humilhante que contribuem para uma cultura onde a mulher é objetificada e a partir daí, é igual aquela teoria do caos, onde um bater asas de borboleta de um lado do mundo gera um tsunami do outro.
Que neste dia 08 de março a gente ganhe mais respeito ao invés de flores, mais valor ao nosso trabalho do que mais produtos de limpeza, e que ao invés de arrastar olhares e cantadas pelas ruas a gente arraste mais pessoas para a nossa luta.
#8demarço #diainternacionaldamulher #gênero

Alguns links:

http://www.bbc.com/portuguese/videos_e_fotos/2015/11/151118_100w_calculator_vj_2015

1 comentários:

Rodolpho Padovani disse...

Depois de ler esse texto, o meu desejo para esse dia e para todos os outros é que mais e mais pessoas se juntem à luta de vocês, que mais e mais pessoas entendam que igualdade de direitos não é tirar direito de um para dar a outro e sim garantir equilíbrio e equidade, que mais e mais histórias de vitórias sejam contadas e vividas, que mais e mais justiça seja feita e que haja cada vez mais respeito, pois a base da mudança é o respeito.
Tenho muito orgulho de você, da sua posição e dedicação, da pessoa que você é e você sabe disso tudo, então fico aqui com um singelo feliz dia de você.

Postar um comentário

 
;